segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Lira II
Em vão do amado
filho que foge,
Vênus quer hoje
notícias ter.
Sagaz e astuto
ele se esconde
em parte aonde
ninguém o vê.
Dos sinais dados,
bem se conhece que ele aborrece
a mãe que tem.
Se os seus defeitos
Ela publica,
razão lhe fica
de se ofender.
Foge o menino
e, disfarçado,
vive abrigado
numa cruel.
Com mil carícias
a ímpia o trata;
nem o desata
do peito seu.
Se a semelhança
sempre amor gera,
deve uma fera
outra acolher.
Ah! se o teu nome,
Marília, calo,
que de ti falo
bem podes crer.
Mateus Lopes nº 42 1º ano E

4 comentários:

  1. Nesta lira Tomas, Dirceu no caso, fala novamente sobre sua amada, ele escreveu esta lira na Prisão da Ilha das Cobras, e nela Dirceu expressa sua solidão e as saudades de Marília. Ele fala que ela procura ter noticias do amado.
    Novamente ele usa de algumas das principais características do arcadismo como a idealização da mulher amada, o pastoralismo e a exaltação da beleza.
    Glossário: Vênus=Deusa romana equivalente à Afrodite da mitologia grega.
    Citações: http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/analises_completas/m/marilia_de_dirceu e http://www.soliteratura.com.br/arcadismo/
    Mateus Lopes nº 42 1º E

    ResponderExcluir
  2. Achei errado, em partes, o comentário do Matheus. Em momento nenhum ele expressa solidão e saudade de Marília... Esta lira está contando uma história sobre um garoto, travesso, que se aborrece com a mãe, e foge para uma floresta, creio eu. Nas últimas partes, ele somente diz que falas bem de Marília. Devido a essa interpretação, que na minha opinião está errada, as características do Arcadismo estão em partes erradas. No demais esta tudo nos conformes.

    Nathan Ferraz; Nº 31; 1º E

    ResponderExcluir
  3. As características do Arcadismo foram bem colocadas, porém, nesta lira, Dirceu não fala sobre a falta que sente de Marília, porém posso estar errado pois é uma lira de difícil compreensão.
    Douglas Vieira
    N°:09
    1°E

    ResponderExcluir
  4. Acho que as interpretações do Nathan e do Matheus estão em partes certas, o garoto que fugiu é o Cupido, que deve ter sido culpado por Thomás em alguma coisa em relação a Marília por isso foi citado deste modo, mas no geral as duas estão com pontos certos ao meu ver.
    Thiago Soares Silva; N°37; 1°E

    ResponderExcluir