segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Dissertação da Lira X da parte I

                                                                    Lira X Parte I

           Nesta dissertação pretendo argumentar um pouco sobre os temas da lira X da parte 1 do livro Marília de Dirceu. Para começar escolhi o amor retratado com tanto vigor nesta lira.
           O amor de Dirceu por Marília era muito bem retratado e era bastante forte pela forma que ele escrevia, ele gostava de retratar não o puro amor mas sim uma submissão a Marília, isso é bom em partes, a parte boa é que ele amava ela muito e a parte ruim é que quando ele se importa muito com ela ele deixa de se importar um pouco com ele. O livro todo se trata deste assunto, do amor dele por ela, na verdade o livro inteiro é composto por esse amor entre eles é uma conexão de liras para o mesmo assunto.
           Ele usa vários modos para retratar esse amor como metáforas, que é o caso da lira X, nessa lira ele retrata não só o amor mas retrata o “golpe” que Marília lhe deu no peito para conquista-lo, esse golpe segundo ele foi muito bom porque mostrou quem ela realmente era e fez ele se apaixonar, isso porque ele ainda estava livre no Brasil, mas essa concepção dele é de certa forma piorada conforme sua vida passa de acordo com o que ele vai se distanciando dela esse é um dos pontos ruins dessa paixão entre eles, a distancia adquirida pela prisão depois por ele ser exilado do Brasil.
           Ele também retrata o amor geral que tem seus principais pontos positivos: a forma de você se sentir bem, a forma que a outra pessoa te faz bem, você ganha uma ocupação a mais também.
           Mas o amor tem seus pontos negativos quando não é correspondido ou quando é platônico: desilusões amorosas, distância, manipulação, enganação. Claro que raramente isso acontece normalmente os pontos positivos ficam evidentes e não os negativos e isso faz parte do que Dirceu queria retratar em suas liras.
           Para concluir eu expus meus argumentos sobre várias situações da lira como o amor retratado por ele e o amor sentido por ele em relação a Marília além de usar algumas características da escrita dele para argumentar como a forma que ele escrevia parecida com o Trovadorismo em termos de submissão mas no mais essa lira possui mais pontos positivos do que negativos. Assim como o amor geral citado por ele cujo também citei neste texto e argumentei os pontos positivos e negativos deste amor, no contexto da época já que não posso passar uma coisa sentida naquela época pra agora com os mesmos argumentos.

Thiago Soares Silva
N°37
1°E

Nenhum comentário:

Postar um comentário