Lira X, primeira parte, Marília de Dirceu, por Tomás Antonio Gonzaga
Neste texto pretendo argumentar sobre a lira X (10 em algarismos romanos) da primeira parte do livro Marília de Dirceu, escrito por Tomás Antonio Gonzaga ao decorrer de sua vida. No livro, que é composto de quatro partes, o autor uniu poemas escritos por ele para sua amada, na obra toda em conjunto Tomás utiliza pseudônimos para falar de sua amada e dele próprio.
Admira-me a capacidade do autor, neste caso Tomás, de reunir em uma única lira quase todas as principais características do arcadismo. De estrofe em estrofe o autor explora esses recursos sem fugir do tema central do texto, que nesta obra representa seu amor por Marília.
Na primeira estrofe ele utiliza o pastoralismo que se caracteriza pela simplicidade q o autor emprega a si próprio como, por exemplo, no terceiro verso “O crédulo mortal [...]”. Já na segunda aparecem características relacionadas ao bucolismo que se estende até a terceira estrofe e apresenta um modo de vida que para o autor seria o ideal, a idealização da vida rural. Na quarta estrofe aparecem características de uma vida simples, áurea mediocritas. Na quinta e sexta estrofe aparece a finalmente alguma citação de sua amada, mas não diretamente, Tomás apenas faz uma citação, e surge na sexta estrofe outro pseudônimo para falar de Marília. Então aparece na sétima estrofe o cupido, discutindo com Dirceu. O cupido fala diretamente á Dirceu na sétima e oitava estrofe e humildemente Dirceu o responde na nona e ultima estrofe, essa simplicidade e demonstração de simplicidade é uma característica do pastoralismo árcade.
Devido à época em que foi escrita a lira, não compreendemos algumas palavras. Então fiz um pequeno glossário com essas palavras: crédulo(no terceiro verso da primeira estrofe) significa ingênuo, que crê facilmente; rebentam(terceiro verso da segunda estrofe) significa de acordo com o contexto apresentado que ‘brotam’ novas folhas; nau(no quarto verso da terceira estrofe “nau à vela”) antigo navio de casco e velame arredondados; açoite(no segundo verso da nona estrofe) chicote; Fortuna(no segundo verso da nona estrofe) neste contexto representa o destino, um fado; agouram(no quarto verso da nona estrofe, o ultimo verso) prevêem ou advinham, pressagiam.
Mesmo abordando vários assuntos ao decorrer do texto, o autor consegue manter como ideia central do texto o seu desejo inefável de estar com sua amada, mas não somente estar com ela, mas permanecer o resto de sua existência ao seu lado. Ao escrever esta parte do livro Tomás ainda estava livre no Brasil e tinha em seu texto algumas características trovadorescas, como a exaltação da mulher amada e a submissão à própria.
Os textos de Tomás Antonio Gonzaga eram bem elaborados, seus poemas eram bem claros e transmitiam ao leitor o sentimento do autor. No livro Marília de Dirceu fica bem claro que Tomás foi apaixonado por Marília toda sua vida, pois o livro é composto da união de diversos poemas escritos pó Tomás ao longo de sua vida, livre no Brasil ate no Moçambique após ser expulso do Brasil.
Mateus Lopes
n° 42
1° ano E
tian carne | Tioga Men\'s Wedding Band - T.I.C.
ResponderExcluirTian Carne, the titanium 170 welder T.I.C. Women's blue titanium cerakote Wedding and Wedding Band, mens titanium earrings was founded in columbia titanium jacket February 2011, a few years after trekz titanium headphones the state legalized same-day marriages.